Por que as pesquisas de satisfação são essenciais para o seu produto

Pesquisas de satisfação de funcionários e clientes são indispensáveis para empresas de quaisquer setores. Contudo, há diferentes metodologias que podem ser aplicadas, dependendo, é claro, dos objetivos que se pretende alcançar.

Satisfação do Cliente

Saber o que um cliente pensa e deseja é o primeiro passo para se conseguir sucesso nos negócios. Afinal, como você vai querer conquistar o público com os seus produtos e serviços se não há possibilidade de saber se eles estão satisfeitos com a sua marca? Para conseguir descobrir de fato quais são as ações que a sua empresa tem de tomar, é de suma importância realizar as pesquisas de satisfação. Mas antes de tudo, vamos explicar o que é uma pesquisa de satisfação.

O que é uma pesquisa de satisfação

As pesquisas de satisfação são levantamentos estatísticos feitos para as empresas saberem o quanto os clientes estão aprovando os produtos e serviços oferecidos por elas. É uma pesquisa relativamente simples: normalmente as perguntas estão relacionadas com o nível de satisfação do produto. Isto é feito através de notas (0 a 10, 1 a 5 etc) ou respostas objetivas (sim ou não). No fim das pesquisas há espaço para informações adicionais.

Como funcionam as pesquisas de satisfação?

O Instituto PHD – Empresa de Pesquisas de Satisfação preparou uma pequeno roteiro pra você entender os simples passos que você deve saber sobre a contratação de uma pesquisa de satisfação de clientes, funcionários, feedback, etc. São apenas 4 passos, o restante é por conta de nossos consultores:

Como funcionam as Pesquisas de Satisfação de Clientes e Funcionários

A importância das pesquisas de satisfação

Pesquisa de Satisfação do ClienteAs pesquisas de satisfação auxiliam na hora de se pensar em mudanças nos produtos e na avaliação dos serviços oferecidos. Afinal, verificar apenas o aumento ou decréscimo de vendas pode não significar que os clientes estão satisfeitos com os produtos. E melhor ainda, ter em mãos os resultados de pesquisas de satisfação ajuda a corrigir eventuais erros que poderiam derrubar o índice de vendas de produtos. As pesquisas de satisfação têm influência na forma que o produto é oferecido, na faixa de preço que ele é comercializado, em mudanças estéticas (tamanho, quantidade e outros) e também no lançamento de outros produtos. Os resultados das pesquisas de satisfação ajudam a minimizar as chances de erros em produtos. Vejam alguns exemplos hipotéticos dos usos das pesquisas de satisfação:

  • prestadoras de serviço podem avaliar a satisfação global de seus clientes desde o oferecimento do produto (setor comercial) até o atendimento técnico e de suporte (pós-vendas);
  • uma empresa que vende determinado produto pode verificar se o tamanho das embalagens ou a apresentação é satisfatória para os clientes. No caso de uma resposta negativa, pode tomar ações imediatas;
  • uma empresa prestadora de serviços pode ter uma avaliação se os funcionários (tanto prestadores de serviço como no call center) estão atendendo da forma correta os clientes. Uma insatisfação pode gerar novas orientações de atendimento ou mesmo troca de funcionários;
  • quando uma empresa vai lançar um novo produto, ela já vai ter informações em relação aos maiores trunfos e defeitos da versão anterior deste produto. Isto pode ajudar a melhorar o produto lançado.

Como vocês puderam ver, há muitas aplicações para as pesquisas de satisfação de clientes. São questões simples, mas que você só resolverá através de uma pesquisa de satisfação! Toda empresa que deseja melhorar (e conquistar mais clientes) precisa estar atenta para o que as pessoas pensam delas. E isto é possível com esta categoria de pesquisa.

Se você quiser saber mais sobre as pesquisas de satisfação do cliente, converse com o Instituto PHD.

Você também vai gostar desses artigos:

Esta entrada foi publicada em Clima Organizacional, Pesquisa de Satisfação, Pesquisas de Mercado, Pesquisas Qualitativas, Pesquisas Quantitativas. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

4 respostas a Por que as pesquisas de satisfação são essenciais para o seu produto

  1. Wallace disse:

    Prezados,

    Acredito também que a pesquisa de satisfação é uma poderosa ferramenta para trabalhar a melhoria nos processos, fornecendo indicadores relevantes para comitês de mudança em processos.

    Wallace Oliveira

  2. Blog PHD Blog PHD disse:

    Olá Wallace,

    De fato! Não é por acaso que pesquisas de satisfação são o tipo de pesquisa de opinião mais aplicados nas empresas. É essencial conhecer o pensamento dos seus funcionários – o que implica diretamente no clima organizacional – e, principalmente, dos seus clientes.

    Obrigado pela contribuição!

  3. ROMEU CARLOS MACHADO disse:

    BOM DIA ONDE CONSIGO ARRUMAR AS FOTOS PARA FAZER A PESQUISA AS FOTOS DESSAS CARINHAS ALEGRES E TRISTES

  4. Pingback: A importância da satisfação dos clientes na era digital e social | Blog Instituto PHD

Clique em uma aba para escolher de que forma prefere comentar no Instituto PHD

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>