Pesquisas Registradas junto ao TSE

Com a proximidade das eleições municipais, cada vez mais é comum aparecer alguns números de pesquisas em jornais e televisão. Contudo, lembre-se que de acordo com o calendário eleitoral publicado pelo TSE,  a partir do dia 1 de Janeiro deste ano, todas as pesquisas que tenham objetivo de publicação devem ser devidamente registradas.

Registrar Pesquisa Eleitoral

O tema de registro de pesquisas veio à tona no Instituto PHD após alguns estudos eleitorais que chegaram ao nosso conhecimento, em cidades do Brasil, atribuindo o crédito ao PHD. Essa prática, infelizmente, é mais comum do que se imagina. Há muitos políticos (sic!) por aí que simplesmente apresentam números que lhes favorecem, e os apresentam grosseiramente associados à algum instituto de pesquisa, na tentativa de iludir eleitores, grupos de empresários e, é claro, a si mesmos.

Isso nos remete ao mais importante: a população deve estar sempre atenta. Todas as pesquisas registradas podem ser consultadas por toda a população através de uma consulta simples no site do TSE. Com essa simples atitude, você pode ter certeza se o estudo que está a público é correto, ou ilegal. Alternativamente, a população pode entrar em contato com o instituto responsável e verificar a veracidade das informações.

Aproveitando o assunto, é importante também que a população conheça o sistema DivulgaCand2012. É outra plataforma do TSE, que permite consultar a situação dos candidatos à  Prefeito, Vice-Prefeito, e Vereadores. Informações como deferimento/indeferimento, declaração de bens, certidões criminais, etc. podem ser consultadas por qualquer eleitor que queira conhecer melhor seus candidatos antes de tomarem sua decisão no dia 07 de Outubro.

Fica então a dica: conheça melhor seus candidatos e confira a situação das pesquisas publicadas!

Confira também outros artigos do nosso blog :)

Categorias

Calendário Eleitoral 2012, Pesquisas Eleitorais

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?