É possível controlar o nível de satisfação do cliente? Se você conhecer bem o seu público-alvo, sim! A pesquisa de satisfação é um recurso fundamental para o sucesso de sua empresa. Este tipo de recurso evidencia, de forma prática e segura, o grau de felicidade e satisfação vivenciada pelo cliente em sua relação com a empresa.
É uma forma de conhecer melhor o seu público-alvo e compreender o seus anseios, necessidades, expectativas e a forma como ele vê a sua organização. Pode apontar falhas do atendimento ou produto e serviço e até mesmo oportunidades de melhoria.
É um tipo estratégico de pesquisa, pois com os dados levantados e a sua mensuração, é possível dar um direcionamento mais assertivo aos negócios, evitando falhas e contingências e aproveitando opções antes mesmo da concorrência, como por exemplo, o lançamento de novos produtos, definição de um mix de produtos mais adequado, qualidade do produto ou serviço, custos e orçamento, otimização do atendimento ou distribuição, adaptação de novas formas de pagamento, mudanças estratégicas organizacionais, opção de melhores meios de divulgação e promoção, e muito mais.
Como é feita uma pesquisa de satisfação?
Uma vez identificadas as características do cliente e o problema da pesquisa, através de um briefing e da elaboração de um roteiro básico, é preciso definir o público-alvo. Desta forma, tem-se os objetivos primários e intermediários da pesquisa. A amostra é uma parcela do grupo a ser pesquisado, também definida ainda na primeira fase. A metodologia e o tipo de questionário é definido conforme as necessidades de cada cliente.
O Instituto PHD elabora pesquisas customizadas, conforme as demandas de cada empresa ou contexto, garantindo mais precisão e considerando aspectos originais de cada cliente e o tipo de abordagem mais adequado.
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A análise dos dados é um momento à parte, que exige profissionais qualificados e experientes, especialistas em marketing, sociologia e pesquisa aplicada, dentre outras áreas. Relatórios claros e objetivos são elaborados para permitir que o cliente tenha em mãos uma avaliação segura e assertiva sobre a orientação da satisfação dos seus clientes. Relatórios de pesquisa de satisfação são essenciais para a tomada de decisão e refletem como as ações da empresa impactam o mercado.
Entenda melhor a metodologia da Pesquisa de Satisfação!
Tomada de Decisão e Processo de Melhoria
São infinitas as opções da empresa diante da informação concreta sobre a satisfação de seu público-alvo. Para evitar erros, é necessário que todo o ciclo de pesquisa de satisfação seja imparcial e objetivo, evitando a relação conclusiva dos objetivos à definição da amostra. A pesquisa de satisfação, vale a pena lembrar, pode (e deve!) ser um processo contínuo, já que o público naturalmente evolui e se transforma, assim como a empresa e seus processos.
Satisfazer é superar as expectativas do seu público. É liderar algum aspecto de suas necessidades, fazendo com que a experiência entre empresa e mercado seja única e enriquecedora, o que ainda é um desafio para as empresas brasileiras de todos os segmentos. E para isso, é preciso que a empresa aprenda mais e melhor sobre aqueles a quem ela se relaciona.
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