O que é netnografia?

O que é Netnografia? Entendendo o público virtual

Os indivíduos se comportam de forma diferente no ambiente virtual. As escolhas são mais rápidas, os relacionamentos entre os clientes e as empresas são mais fugazes – apesar de haver mais acesso do público e interatividade com a empresa atualmente – há maior expressão de indicação de produtos e serviços que o cliente gosta entre os seus relacionamentos virtuais, etc.

Para analisar os aspectos do público virtual, foi preciso estabelecer técnicas bem específicas de pesquisa de marketing, que apontassem o comportamento virtual dos consumidores e os diversos fenômenos sociais oriundos da grande rede. Assim, a Netnografia – ou a etnografia das comunidades on-line – é uma técnica de pesquisa antropológica utilizada em marketing para obter dados sobre as interações que ocorrem em ambientes virtuais, aplicada principalmente quanto às intenções de mercado e consumo.

No Brasil, apesar de que a compreensão do comportamento das pessoas na internet ser de grande necessidade, este tipo de pesquisa ainda é recente. As empresas preocupadas em se relacionarem melhor com os seus públicos e otimizarem as vendas (físicas e virtuais) cada vez mais investem em pesquisas especializadas deste tipo.

 

netnografiaQuando utilizar uma pesquisa netnográfica?

A Netnografia é um tipo de pesquisa quantitativa, fundamentada na etnografia virtual e na antropologia propriamente dita. Uma marca ou empresa pode utilizar este meio de compreensão e levantamento de dados para gerar novos insights, co-criação com o público ou identificar melhor a natureza de certos problemas, entre outras utilidades.

Uma pesquisa netnográfica pode ser menos custosa e mais clara que um projeto de pesquisa etnográfico de marketing, pois considera apenas o ambiente virtual. Envolve diversos especialistas, e se baseia na pesquisa de campo, multidisciplinar e multifatorial, com aplicação personalizada – conforme as necessidades de cada empresa. São utilizados diversos recursos – ferramentas de monitoramento do ambiente virtual, indicadores de consumo, análise dos códigos de cada grupo virtual, etc.

[box type=”warning”] Mas cuidado! A definição do público-alvo é muito importante e precisa ser bastante criteriosa. [/box]

 

Diferenciação frente à concorrência

Vale lembrar que o comportamento virtual é um desdobramento do próprio comportamento humano, com suas nuances próprias, dado o contexto. Desta forma, é importante entender o consumidor nas suas interações virtuais, para que as ações de marketing sejam mais adequadas e completas.

A Netnografia é apontada como mais um recurso diferenciador, capaz de informar muito sobre o público de sua empresa – mais uma estratégia frente à concorrência em um mercado tão acirrado.

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Empreendedorismo, Marketing Digital, Pesquisas de Mercado, Pesquisas Quantitativas

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