O que é clima organizacional

Para uma empresa crescer, funcionários satisfeitos profissionalmente e com o ambiente de trabalho é algo primordial. A expressão clima organizacional foi criada justamente para definir o quanto os integrantes de um corpo profissional estão satisfeitos com o que acontece na empresa. O conceito de clima organizacional vem crescendo muito entre os empreendedores que reconhecem o papel fundamental na satisfação profissional no ambiente de uma empresa.

Diversas empresas têm adotado a prática para medir como está o clima organizacional no ambiente de trabalho. É muito importante ter uma base de como os funcionários vêem a empresa para conseguir melhorar aspectos na cadeia de produção e tornar as pessoas mais satisfeitas. Por se tratar de uma pesquisa feita com funcionários de uma empresa, os donos têm que se afastar da pesquisa para evitar respostas que levem em conta fatores como o medo de represálias.

Por isto é importantíssimo a contratação de um instituto de pesquisas responsável para realizar o quanto os funcionários estão satisfeitos em uma empresa. Além de conseguir respostas mais precisas por parte dos funcionários, um trabalho terceirizado e responsável é primordial para conseguir interpretar os resultados das pesquisas e apontar quais são os pontos que devem ser consertados por parte das empresas. O Instituto PHD trabalha diretamente com estes tipos de consultorias.

Todas as empresas que aparecem nas listas anuais de melhores locais para trabalhar realizam pesquisas de medição da satisfação dos funcionários. Desta forma elas conseguem verificar os problemas que estão atrapalhando o clima organizacional e corrigem os erros. Alguns dos problemas mais comuns destas empresas são envolvidos com relações interpessoais, remuneração, jornada de trabalho e o ambiente de trabalho em si.

Como medimos o clima organizacional de uma empresa

Para chegar a resultados científicos e sem desvios na hora de ver como é o clima organizacional de uma empresa, é necessário seguir uma rígida metodologia de pesquisa. É necessário ouvir os funcionários através de entrevistas, que são aplicadas de modo que eles fiquem à vontade para falar realmente tudo o que pensa sobre o trabalho, os colegas e os chefes. Fatores como desenvoltura na hora de falar também são levados em conta na hora de apurar um resultado.

Também é preciso submeter os funcionários a questionários objetivos para verificar o que eles pensam a respeito de diversos fatores do clima organizacional. É através destes resultados (perguntas fechadas + entrevista) é que chegamos a um parâmetro de como uma empresa é por dentro e quais os problemas que elas estão enfrentando. Sempre lembrando que as perguntas devem ser formuladas levando em conta fatores específicos da empresa como ramo de atuação, número de funcionários, entre outros.

Duas coisas são certas em relação ao clima organizacional: a primeira é que é cada vez mais fundamental você verificar como anda a sua empresa para os seus funcionários. Só assim você vai conseguir crescer no seu ramo de atuação e tornar os seus empregados mais felizes. Outro fator é que estas pesquisas têm que ser aplicadas por institutos de pesquisa sérios e que sigam uma rígida metodologia de pesquisa, como o Instituto PHD. Se tiver mais dúvidas, entre em contato com a gente.

Confira também outros artigos do nosso blog :)

O que é 5W2H?

O que é 5W2H?

Empresas que investem em pesquisas, como as de mercado e satisfação, estão preparando o caminho para o seu crescimento. Todavia, não há sucesso sem mudança

Leia Mais »

Categorias

Clima Organizacional, Dicas PHD, Pesquisas de Mercado

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sayuri Matsuo
9 anos atrás

Clima organizacional é essencial para toda empresa. Para aqueles que almejam um crescimento, a boa convivência entre funcionários é importantíssimo.

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?