O que dizem os eleitores?

Em tempos de crise e instabilidade política, a opinião e o comportamento do eleitor brasileiro devem ser alterados e impactados por outras influências. Saber como o eleitor pensa e quais critérios utiliza para a sua tomada de decisão é fundamental.

A pesquisa eleitoral é um recurso fundamental para que os candidatos possam ter noção do clima eleitoral, e até mesmo, fazer mudanças nas suas estratégias de marketing e relacionamento com o seu público. As mudanças realizadas com base na opinião do eleitor podem ser o fator diferencial para um candidato ser bem sucedido em sua campanha.

Conheça melhor o Instituto de Pesquisas Eleitorais PHD 

Pesquisa de opinião: quais as melhores práticas?

Conheça algumas ótimas práticas para a pesquisa de opinião nas campanhas eleitorais:

 

1 – Qualidade em pesquisa:

O Instituto PHD utiliza os métodos mais seguros e precisos para apontar a preferência e expectativas dos eleitores, gerando informações reais e úteis na construção da estratégia de campanha. Conhecer o perfil do eleitor, dos concorrentes, o contexto social da população analisada, e muito mais: a nossa equipe é composta por estatísticos, cientistas políticos e especialistas em marketing, com know-how e experiências no levantamento de dados essenciais para o candidato.

2 – Histórico dos candidatos e do processo:

Considerar o histórico e as tendências eleitorais é fundamental. O histórico das campanhas e dos posicionamentos dos candidatos podem informar dados estratégicos para a sua tomada de decisão.

3 – Amostragem:

Apesar das divergências entre os especialistas, a amostra probabilísticas é um recurso muito útil, pois considera os dados de fato estatísticos, propõe diferentes critérios de amostragem (amostragem sistemática, por exemplo) e atitudes dos pesquisadores em campo, e outros recursos capazes de mensurar o contexto das eleições.

4 – Perfil do eleitor:

É importante considerar os métodos e técnicas que apontem os seguintes aspectos do eleitor: sua intenção de voto (espontânea e estimulada), simulações, segunda opção de voto, expectativa de vitória, seu perfil socioeconômico e geográfico, indicadores de rejeição, etc.

5 – Perfil ideal e expectativas:

É importante analisar o imaginário social do grupo em estudo, compreender o sistema de crenças e conjuntos de valores de seu público de uma forma geral. Através desta análise, é possível estabelecer como os eleitores idealizam um político ideal.

6 – Avaliação da participação no horário eleitoral gratuito:

É muito importante verificar a audiência e opinião do público sobre a participação do candidato no horário eleitoral, para que se possa tomar decisões importantes sobre a sua imagem e estratégias de campanha.

 

Há muitas outras nuances que podem sem ampliadas através da pesquisa eleitoral sistemática e das pesquisas políticas como um todo. Mesmo que o período de eleições esteja distante, é importante lembrar que o processo de planejamento e atuação político não cessa para aqueles candidatos que buscam ter os melhores resultados possíveis nas eleições. Conhecer o eleitor e saber o que ele tem a dizer é fundamental. Acesse o site do Instituto PHD e saiba mais sobre as pesquisas eleitorais.

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Dicas PHD, Eleições, Pesquisas Eleitorais, Pré-Eleições

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