O Instituto de Pesquisas PHD realizou no mês de setembro uma pesquisa no município de Vinhedo. O estudo foi feito para um dos maiores jornais da região que tinha o objetivo de fazer algumas reformas em sua estrutura.
Para uma das questões o método utilizado foi uma categoria da pesquisa de opinião que é utilizada quando se quer testar o grau de fixação de uma marca, o Top of Mind.
O Top of Mind (conhecido também como Share of Mind) é uma categoria de pesquisa bastante popular e consiste, simplesmente, na resposta que o público dá à seguinte pergunta:
“Quando se fala em determinado produto, qual a primeira marca que vem à sua cabeça?”
A primeira marca lembrada pelo entrevistado é registrada e este material coletado é a base para que nossas estimativas estatísticas sejam realizadas.
No caso do Jornal da cidade de Vinhedo o resultado foi o seguinte: 65% dos entrevistados lembraram em 1º lugar do “Jornal de Vinhedo”, o 2º lugar ficou com o “Classificados”, o 3º jornal mais lembrado foi o “Gazeta da Capela” e logo atrás, no 4º lugar ficou o “Tribuna de Vinhedo”.
Esse tipo de pesquisa é excelente para entender se a marca é bem divulgada ou se é necessário investir um pouco mais no marketing de seu produto, uma vez que mede basicamente a força da marca. Através dele é possível fazer um ranking, por exemplo, das marcas mais lembradas pelo seu público alvo (sexo, idade, grau de instrução, renda, perfil de consumo, etc) e examinar em que posição seu produto fica, assim como conhecer seus possíveis concorrentes.
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