Estratégia política com base em pesquisas – um passo a mais para a vitória

Estratégias políticas - Pesquisas EleitoraisTodas as campanhas políticas que obtiveram grande sucesso e garantiram vitórias históricas foram feitas com base em muitos levantamentos que apontavam um perfil de público a ser atingido. Hoje, o Blog do Instituto PHD vai mostrar um pouco sobre campanhas políticas vitoriosas e o impacto que as estratégias de marketing político tiveram para garantir a eleição de grandes nomes.

Vamos citar os exemplos de Barack Obama nas eleições americanas de 2008 e de Dilma Rousseff nas eleições do Brasil em 2010.

Primeira eleição de Obama: Talvez a eleição que mais envolveu pessoas no mundo em todos os tempos. Depois de 8 anos de governo Bush, os democratas apostaram em uma figura que poderia modificar todo o panorama político e econômico do país. As opções eram Obama e Hilary Clinton. Levantamentos apontavam o desejo de mudanças dos americanos. Este fator não se encaixava ao perfil de Hilary (mulher de um ex-presidente e figura conhecida no país). Pedia uma nova face.

Os Democratas jamais se arriscariam a lançar um negro como candidato se não tivessem certeza de que ele não teria rejeição dos eleitores. Pesquisas foram muito importantes para identificar o que as pessoas pensavam a respeito disto. Além disso, houve outro fator estratégico decisivo para Obama se tornar presidente: a internet.

Os assessores políticos de Obama foram geniais ao apostar nas redes sociais e blogs para promover a campanha do presidente. Claro que esta estratégia só foi tomada depois de pesquisas preliminares que apontavam o crescimento da web 2.0. não só nos Estados Unidos como também no mundo. Isto faria da campanha dele algo global. O resultado todos já sabem: a vitória de Barack Obama.

Eleição de Dilma no Brasil: O caso da vitória da presidente Dilma Rousseff também pode ser usado como exemplo de uma estratégia totalmente traçada com base em levantamentos da opinião da população. Em 2010, o Brasil estava no último ano de Governo Lula e o presidente tinha índices de popularidade muito altos. Com base nisso, a campanha de Dilma foi baseada em muito do que Lula realizou.

Outro ponto muito interessante é em relação ao gênero da presidente. A audácia de lançar uma mulher como candidata à presidência da república só foi levada à frente depois de ser feito um levantamento sobre a possibilidade de isto ser possível.

A campanha de Dilma teve duas grandes mudanças estratégicas por causa das pesquisas. A primeira foi tentar se desvencilhar da imagem de Lula, já que o público começava a enxergá-la apenas como sucessora do Lula. E a outra foi relacionada à posição em relação ao aborto. Dilma teve que mudar o discurso depois que viu que estava perdendo popularidade por causa desta questão.

Os casos de Obama e de Dilma são apenas mais dois exemplos de que saber o que o público está pensando pode ser decisivo para a vitória em um pleito eleitoral. Por isso, não se esqueça de que uma vitória só é alcançada depois de se saber o que o público pensa.

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Cleverson Carlos
Cleverson Carlos
11 anos atrás

Olá, gostei muito das observações agora gostaria de saber como e quais estratégias poderiam ser utilizadas para cidades pequenas, onde a população ainda não tem grande acesso a informática a a informação. Quais mecanismos seriam mais viáveis , claro além da pesquisa para que possamos nos posicionar melhor frente aos “cabrestos” existentes na população??

aécio
aécio
11 anos atrás

Olá,gostei muito das observações agora gostaria de saber como e quais estratégias poderiam ser utilizadas para cidades pequenas,onde a população ainda não tem grande acesso a informática a a informação. Quais mecanismos seriam mais viáveis ,claro além da pesquisa para que possamos nos posicionar melhor frente aos “cabrestos” existentes na população??

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
11 anos atrás
Reply to  aécio

Olá Aécio,

Cidades pequenas têm a vantagem de o candidato/político poder se aproximar um pouco mais da população. Sentir a necessidade através de conversas com a população é um grande diferencial.
As informações que levantará serão qualitativas e, associadas à uma pesquisa qualitativa, darão maior embasamento para trabalhar e conquistar mais eleitores.

Sucesso!

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