Pesquisas de Mercado: conceitos, técnicas e análises

Pesquisas de Mercado: conceitos, técnicas e análises

Aqui no Blog do Instituto PHD – Empresa de Pesquisa de Mercado já falamos por diversas vezes de técnicas e aplicações específicas de pesquisas de mercado, tais como análises qualitativas por Focus Group, análise de concorrência de mercado e por que é importante a realização de pesquisas de satisfação. No artigo de hoje decidimos por ser um pouco menos específicos, e comentar um pouco sobre essa área tão amplo que são as Pesquisas de Mercado.

Pesquisa de Mercado, também chamada Inteligência de Marketing, é o estudo realizado para coletar informações que possam identificar oportunidades de melhoria e problemas. Certamente uma ferramenta muito útil na hora de traçar estratégias e decidir o melhor caminho a seguir tanto na abertura de novos negócios, quanto na expansão de negócios já consolidados.

Pra que servem as pesquisas de mercado?

Pesquisas de Mercado - Gráfico de setoresAssim como muitas pessoas pesquisam os preços antes de decidir comprar um produto ou serviço, para economizar e fazer o dinheiro render, os empreendedores também devem pesquisar onde devem investir, para aplicar o dinheiro onde tiver maior retorno, claro e fazer maximizar seu investimento. As pesquisas de mercado ajudam nessa decisão, identificam os pontos em “vermelho”, que necessitam de maior cuidado e atenção e também apontam as novas oportunidades!

Podem ser desenvolvidas pesquisas para analisar o perfil dos consumidores/ clientes, os hábitos e frequência de consumo, estilos de vida, comportamentos, etc. Aplicações comuns também são as pesquisas para fazer testes de um novo produto, avaliar a mídia que será utilizada, ou então pesquisas para avaliar a qualidade de um produto que já existe, o atendimento em relação a algum serviço, avaliar as estratégias e ações da concorrência, a preferência dos clientes e muitas outras questões.

O marketing é a ligação entre o seu negócio e o seu cliente

O marketing é o meio através do qual você leva o seu produto até o seu cliente. E a pesquisa é a ligação entre você e o marketing! A pesquisa leva a voz do seu cliente até você, mostra a percepção que ele tem do seu negócio, o sentimento dele em relação à sua marca, aponta quais valores fazem com que ele se identifique com a sua empresa e também mostra o que pode afastá-los do seu mercado.

Quais são as aplicações de uma pesquisa de mercado?

Às vezes os problemas existem, mas não aparecem, ou são vistos apenas superficialmente, e podem gerar grandes impactos negativos no futuro. Tendências ou mudanças no comportamento dos clientes podem representar problemas que precisam de ações imediatas para se remediar a situação ou ações preventivas para evitar que o problema apareça ou cresça.

Quando se percebe que algo não está indo bem, mas não se consegue identificar os motivos, a pesquisa de mercado ajuda a entender as necessidades e identificar o problema, através de diferentes tipos de estudos:

Além de identificar o problema é preciso apontar as soluções, não é? Separamos alguns exemplos práticos de aplicações:

  • Preço: Importância do preço na seleção da marca, elasticidade demanda/ preço;
  • Produto: Testar conceito, embalagem, posicionamento e reposicionamento, padrão e frequência de consumo – heavy/light user, recomendação;
  • Segmentação: Potencial e sensibilidade do mercado para os segmentos, levantar os perfis/ clusters;
  • Distribuição: Intensidade da cobertura, localização, logística;
  • Avaliação de campanhas e peças publicitárias;
  • Recall: Análise dos resultados do planejamento e sua eficácia/ retorno.

Pesquisa de mercado

Os tipos de pesquisas são complementares entre si, é preciso analisar qual a pesquisa mais adequada ao momento do seu negócio ou fazer um “mix” de metodologias que resultam num planejamento mais completo. É aqui que se faz necessária a expertise  de uma empresa de pesquisas de mercado.

E você, conhece mais alguma aplicação desse tipo de pesquisas? Compartilhe conosco nos comentários abaixo! No próximo artigo apresentaremos alguns cuidados e questões importantes para a aplicação de uma pesquisa de mercado.

Confira também outros artigos do nosso blog :)

O que é 5W2H?

O que é 5W2H?

Empresas que investem em pesquisas, como as de mercado e satisfação, estão preparando o caminho para o seu crescimento. Todavia, não há sucesso sem mudança

Leia Mais »

Categorias

Análise de Concorrência, Empreendedorismo, Franquias, Market Share, Pesquisas de Mercado, Pesquisas de Opinião

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Arcilio Bragagnolo
8 anos atrás

Gostaria de saber, se possível, do resultado de pesquisa realizada em Itu, encomendada pelo deputado Marcio Alvino.

Adique
Adique
7 anos atrás

boa tarde.. tenho um trabalho para inventar um negocio e fazer uma pesquisa de mercado.. entao pesso a estrutura de como elaborar uma pesquisa de mercado. obrigado

Pedro Silva
7 anos atrás

Muito obrigado pelo artigo, estou começando a empreender e com certeza essas dicas serão de suma importância.
Abraço

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
7 anos atrás
Reply to  Pedro Silva

Excelente Pedro!

Boa sorte nos seus negócios!!

Rosana Fernandes
Rosana Fernandes
7 anos atrás

Gostaria de saber se realizam pesquisa de mercado em Recife…quero montar um negócio aqui e penso que a pesquisa é de suma importância.
Desde agradeço ..
Rosana Fernandes

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
7 anos atrás

Olá Rosana!

Sim, fazemos pesquisas em todo o Brasil.

Por favor preencha o nosso formulário de contato para conversarmos a respeito.

Um abraço.

Augusto
7 anos atrás

Essas dicas também servem para quem montou uma pequena mercearia?
Anotei todas elas aqui, e vou tentar aplicá-las.
Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento.

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
7 anos atrás
Reply to  Augusto

Olá Augusto!

Servem sim. Você tem alguma dúvida?

Ailton Cunha
7 anos atrás

Estou entrando agora no mundo do empreendedorismo e essas dicas são muito valiosas!

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
7 anos atrás
Reply to  Ailton Cunha

Olá Ailton!

Que bom que esteja aproveitando.
O blog tem diversos artigos sobre empreendedorismo. Boa leitura 🙂

Ramon
Ramon
6 anos atrás

Olá,

Estou fazendo um TCC nesta área e o artigo contribuiu muito. Obrigado!

Lopes
Lopes
6 anos atrás

Obrigado por compartilhar seu conhecimento e Parabéns pelo Blog.

Fihama Maria
Fihama Maria
6 anos atrás

Estou me formando nessa área e gostei muito dessas dicas. Já estão anotadas! Muito obrigada!

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
6 anos atrás
Reply to  Fihama Maria

Que bom! Ficamos contentes em ajudar 🙂

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?